O roteiro está entre as primeiras partes a serem produzidas na gravação de um vídeo. É a partir dele que muitas coisas são decididas no processo de filmagem. Ou seja, tendo conhecimento sobre aquilo que a história vai retratar, pode-se pensar em técnicas específicas de luz, áudio e direção e edição do vídeo.
É comum pensar inicialmente em toda a estrutura técnica na composição de um vídeo. Assim, muitos prezam por equipamentos de gravação, como câmeras, luzes, estúdios e ferramentas de áudio. Porém, a produção de um roteiro precisa de atenção especial por ele ser a base de um filme. Portanto, sem uma boa história, dificilmente seu vídeo terá um grande impacto e engajamento.
Processo de criação de um roteiro de vídeo
Criar um bom roteiro é tarefa para quem entende do assunto. A produção de um bom texto depende de pesquisas minuciosas sobre o tema a ser tratado. Assim, o primeiro passo para a confecção de um bom roteiro é o entendimento sobre a empresa, seus valores e a mensagem a ser retratada no vídeo. Geralmente, isso virá retratado em um briefing.
Seguir as perguntas “o que?”, “para quem?”, “por quê?”, “onde?” e “como?” traz um norte para o trabalho e facilita o entendimento do tema. Assim, ao alcançar respostas concretas sobre o que precisa ser relevante no roteiro, o vídeo se torna mais atraente para o público alvo.
Sem um bom planejamento do roteiro, o vídeo tende a ficar sem direcionamento e objetivo, dificultando também as gravações. Por isso, é importante que no decorrer da produção do texto, a esquematização da ordem de gravação das cenas e os movimentos de câmeras já sejam definidos. Assim, no dia da gravação, com a ordem de cenas pré-definidas facilita o trabalho, priorizando determinados takes e garantindo que o vídeo tenha começo, meio e fim.
Ressalte pontos importantes
Criar um roteiro é estruturar os pontos importantes e necessários que seu vídeo deve abordar. Contudo, para cada tipo de produção, um tipo de roteiro deve ser utilizado. Ou seja, para filmes, vídeos institucionais ou campanhas publicitárias, o texto deve ser escrito de diferentes maneiras. Assim, personaliza-se aquele conteúdo de acordo com o propósito da mensagem.
Após definir para qual formato de vídeo será seu roteiro e entender qual a mensagem deve ser passada, é importante focar na linguagem. A maneira que o texto é escrito é fundamental para tornar seu vídeo ainda mais persuasivo, visto que, adaptar a linguagem é a melhor maneira de se aproximar do público alvo.
Assim, com todas as ideias colocadas no papel e as falas ou sequências definidas, é necessário revisar. Vídeos são delimitados por tempo e, por isso, é importante que o roteiro seja entregue aos diretores de forma enxuta e de acordo com a disponibilidade de tempo para cada trabalho. Com a revisão, é possível cortar frases extras e reforçar a mensagem dando destaque para outras partes do roteiro.
Opte por bons profissionais!
O vídeo é hoje uma das principais estratégias de comunicação. Em tempos de liquidez, onde precisamos consumir informações de modo imediatista, a produção de um vídeo precisa ser certeira.
Sendo assim, a escolha por bons roteiristas é fundamental para transparecer a mensagem necessária na sua produção. Entender o sentido do porquê aquilo está sendo feito e de que maneira a mensagem precisa chegar a quem assistir seu vídeo é o caminho para iniciar um bom roteiro.
Além disso, algumas técnicas de linguagem são empregadas dentro do roteiro, priorizando e destacando pontos principais que colaboram para o engajamento.
A AP Produções atua com vídeos há mais de 60 anos e sabe a importância de um bom roteiro para resultados mais significativos. Estamos constantemente nos atualizando e trazendo novidades para nossos clientes!
Entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar na produção do seu roteiro!