Os comerciais de TV são, em sua ampla maioria, uma das maiores formas de divulgação de um produto. Ou seja, por estarem em um formato acessível para a maior parte da população, a televisão, eles trazem bons retornos para as empresas.
Portanto, é preciso planejamento e muita criatividade para a criação de um comercial de TV. Isso porque a divulgação de um vídeo na televisão não é algo barato, então é preciso que seu comercial seja direto e eficaz em relação ao seu conteúdo.
Contrate uma produtora de vídeos
O primeiro passo para que seu comercial de TV seja desenvolvido é apostar no trabalho de uma produtora de vídeo. O trabalho dos profissionais do audiovisual colabora para a criação de uma propaganda mais direta e alinhada ao que sua empresa demanda.
Assim, após entender sobre o foco do comercial e qual público ele deve atingir, um roteiro será criado. A partir dele, o vídeo começará de fato a ser produzido. Com a “história” do seu comercial definida, começa-se a pensar em locações para as gravações, câmeras, microfones, elenco e uma infinidade de questões que envolvem um set de filmagem.
Após concluído a etapa de gravação, a produtora contratada ficará responsável pela montagem do material. Ou seja, nesse momento, todos os takes serão colocados em sequência resultando em um vídeo completo com início, meio e fim. A partir disso, seu comercial estará pronto para ser veiculado na televisão.
Pontos relevantes para um comercial de TV
Além de um bom roteiro e produção, um comercial de TV precisa seguir alguns outros pontos importantes para alcançar resultados interessantes. Os critérios que o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) impõe devem ser levados em consideração. Visto que, é a partir deles que se gera um filtro para que nenhuma propaganda seja realizada de forma enganosa ou que estimule preconceitos ou negativismo para os consumidores. Caso os critérios não sejam seguidos, a empresa está passível de multas.
Respeitar o tempo contratado para seu comercial também é muito importante. Ou seja, não se deve gastar com a produção de um vídeo com tempo maior que aquele comprado na televisão. Seu vídeo precisa ser preciso em relação ao conteúdo e produzido no tempo exato que será veiculado.
Escolher o horário que ser comercial será veiculado colabora para a contenção de gastos. É importante entender seu público-alvo e, a partir dele, escolher o melhor horário. Nem sempre o horário nobre – que é mais caro – será eficiente para seu negócio. A variação de preço de comercial na TV depende se a veiculação será local, regional ou nacional e não é responsabilidade das produtoras audiovisuais negociar com os canais.
Entre na mente dos telespectadores!
Para cativar os telespectadores, seu comercial de TV precisa apostar em recursos que chamem a atenção de quem assiste. Assim, criar um slogan pode ser uma boa estratégia para manter sua imagem viva. Visto que, ter uma frase de impacto ou jingle bem elaborado colabora para a disseminação da sua mensagem e se torna algo popular no dia-a-dia.
Outra forma de prender a atenção de quem assisti seu conteúdo é apostar em comerciais com pessoas conhecidas. Ter um artista em sua propaganda colabora com a visibilidade dela, visto que prestamos mais atenção quando vemos rostos conhecidos na tv.
Criar um comercial de tv leva tempo e, todo o processo, desde a ideia até sua edição final, precisa ser realizado de maneira minuciosa. É preciso entender seu público, sua ideia e seu orçamento para realizar um trabalho de qualidade e que gere bons retornos.
A AP Produções atua com todos os formatos de vídeos há mais de 60 anos e está sempre buscando novas referência para seus trabalhos. Entre em contato conosco para saber mais como podemos juntos colocar seu comercial de TV no ar!