O ensino a distância vem se popularizando de forma sólida de uns anos para cá. Com a facilidade da internet, estudar em casa se tornou a opção de muitas pessoas. Sendo assim, os vídeos se tornaram a principal ferramenta para esse tipo de ensino. Por meio da didática que eles proporcionam, é possível obter muito conhecimento na área escolhida.
Porém, é importante ressaltar que a produção de vídeos para o ensino a distância deve ser feito de forma profissional. Em casos de produções próprias, as universidades e faculdades precisam apostar em equipamentos de última geração a fim de apresentar um material de qualidade para os estudantes.
O que é ensino a distância?
O ensino a distância se tornou extremamente popular não só para cursos livres e de rápida duração como para cursos de graduação e pós-graduação. A modalidade, muito conhecida como EAD, é uma forma de aprendizagem que tem na metodologia a facilidade no acesso de conteúdo através de plataformas online.
Sendo assim, as instituições de ensino passaram a apostar em produções próprias ou na terceirização do serviço para oferecerem material exclusivo para seus alunos. Dentre o que se é disponibilizado para os estudantes, estão textos, e-books, provas online e principalmente videoaulas.
Os vídeos no EAD
Podemos arriscar dizer que os vídeos são a base para que o ensino a distância aconteça de forma eficiente. Ou seja, é a partir deles que as aulas acontecem. Esse tipo de aprendizagem é flexível e quem faz o horário de estudo é o próprio aluno. Assim, para que o aprendizado seja qualificado, as instituições EAD disponibilizam em suas plataformas vídeos recheados de conteúdo.
Nesse material, o professor traz explicações sobre o tema, resolve problemas e instiga o aluno a procurar e aprender sobre o assunto. Uma videoaula EAD muitas vezes ocorre de forma mais suscinta por não haver questionamentos em tempo real. Assim, é função do professor prender a atenção de quem o assiste durante os minutos do vídeo.
A produção de uma videoaula
Para que um vídeo seja eficiente em seu propósito no ensino a distância, é importante planejamento. Da mesma forma que acontece com vídeos em outros formatos, esse material demanda de pré-produção. Nessa etapa, o professor seleciona o tema de sua aula e os profissionais de audiovisual ficam com a função de entender em qual locação será gravado, melhores ângulos, luz e áudio.
Durante a gravação da videoaula, tudo precisa sair conforme planejado na etapa de pré-produção. É nesse momento em que todos os profissionais precisam estar alinhados com o que foi proposto para que o vídeo seja gravado de forma efetiva.
Após a gravação, acontece a pós-produção do vídeo. Agora com o material bruto em mãos, ocorre a edição e ajustes de cor e áudio. A inclusão de artes nessa etapa é fundamental para colaborar com a didática do assunto.
Bons profissionais colaboram para o ensino!
Produzir vídeos para ensino a distância não é tarefa fácil. Tudo precisa estar em sintonia para que o objetivo da aula seja alcançada. Desde a maneira que o professor se porta até os melhores enquadramentos devem ser pensados. Assim, obtém-se um resultado de qualidade, dinâmico, interessante e que principalmente prenda a atenção dos alunos.
Por isso, as instituições que oferecem aprendizado EAD precisam investir nessa missão. Ter um estúdio próprio é na maioria das vezes a primeira opção. Porém, caso esse não seja o foco da escola ou universidade, a dica é a parceria com uma produtora de vídeos.
A AP Produções atua na área há mais de 60 anos e tem experiência nos mais variados formatos de vídeos. Entre em contato conosco para saber mais sobre a produção de vídeo para ensino a distância!