O storytelling se transformou em um recurso valioso para a comunicação empresarial. Isso porque, quando corretamente trabalhado, consegue transmitir a mensagem desejada por meio da construção de uma narrativa impactante.
Quando trabalhada em vídeo, essa estratégia se potencializa, conseguindo envolver os stakeholders no enredo com mais facilidade por meio de imagens e áudio.
Assim como um bom filme, o storytelling utiliza na construção do seu roteiro elementos que captam com eficácia o interesse do público desejado, como: clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, entre outros.
Nesse processo, é possível até trabalhar com animação 2D e 3D, assim como contar com personagens e uma narrativa que envolva conflitos e resoluções.
Dessa forma, fica muito mais fácil entender como a solução trabalhada pela empresa se destaca da concorrência, apresentando resultados realmente significativos.
Com tantas qualidades, torna-se necessário conhecer um pouco mais sobre como trabalhar o storytelling para o sucesso da sua empresa.
Papel do storytelling na comunicação empresarial
O storytelling é a arte de construir e apresentar uma boa narrativa para contar histórias que encantem as pessoas. Para as empresas, essa estratégia permite transmitir de forma persuasiva para o público desejado os diferenciais dos serviços ou produtos, destacando como a solução é capaz de resolver um determinado problema.
Com o avanço das mídias digitais, torna-se cada vez mais difícil captar a atenção das pessoas em meio a grande quantidade de informações circulando diariamente na rede.
Para se destacar no “meio da multidão”, portanto, é preciso encontrar um caminho. Nesse contexto, o storytelling trabalha com uma narrativa dinâmica e envolvente, facilitando a aproximação do público com a marca.
Mas como essa estratégia consegue se diferenciar tanto das demais? Simples, por meio da emoção. Com uma narrativa bem construída conectada com as imagens, o storytelling reforça a comunicação corporativa, construindo uma ponte entre público e marca.
Uso de vídeos para contar histórias
Quando o assunto é transmitir a mensagem de uma empresa, o storytelling encontra no vídeo um potente meio para transmitir ao público histórias envolventes e atrativas. Ao combinar imagem e som, torna-se muito mais fácil criar uma experiência imersiva que realmente conquiste o público.
Outro ponto importante é a facilidade em transmitir a mensagem de forma concisa por meio do vídeo, evitando que a narrativa seja cansativa, dispersando o interesse.
Com as mídias digitais em alta, trabalhar o storytelling na comunicação empresarial por meio de vídeos é um caminho fácil para alcançar os diferentes stakeholders, capturando a atenção em diferentes momentos.
Isso, aliás, promove uma aproximação com a marca. Dessa forma, quando bem trabalho, o storytelling transforma clientes em seguidores e defensores de produtos e serviços desenvolvidos por uma determinada empresa.
Essa fidelidade conquistada, consequentemente, converte-se em melhores resultados.
Seja para lançar um produto novo, divulgar os serviços prestados ou para reforçar a imagem da companhia, o storytelling em vídeo se conecta com facilidade com o público-alvo.
Qualidade faz toda a diferença
Claro que a empresa precisa possuir uma história para contar. Entretanto, a construção de uma boa narrativa exige conhecimento técnico apurado. Caso contrário, o “feitiço por se voltar contra o feiticeiro”.
Apesar de parecer uma tarefa fácil, construir uma narrativa poderosa exige estratégia, conhecimento, experiência e profissionalismo. Mas, na prática, como isso funciona? Para facilitar o entendimento, basta fazer a analogia com os filmes ou novelas.
Imagine um livro com uma ótima história, muito admirado pelos leitores. Ao transportar a história para um filme ou uma série, é preciso construir todo um roteiro próprio, com elementos específicos. Agora pense quantos filmes baseados em livros de sucesso você não gostou?
No caso do vídeo corporativo funciona da mesma forma. Por isso, o storytelling precisa ser bem trabalhado.
Para que o vídeo da sua empresa não se transforme em um “fracasso de bilheteria”, é indispensável contar com o trabalho de uma produtora com a expertise necessária, como a AP Vídeo.
Com o conhecimento apropriado, um profissional conseguirá fazer uma análise do caso, apresentando insights sobre as tendências e, principalmente, construindo um roteiro realmente significativo.
Além disso, a produtora contará com a estrutura necessária para transformar o storytelling em um vídeo autêntico e atrativo. Durante todo esse processo, é necessário destacar também a importância da trilha sonora e da edição do material.
Com a combinação exata destes elementos, certamente o storytelling trabalhado por meio de vídeo conquistará o público-alvo, agregando a estratégia de comunicação corporativa da empresa e, claro, conquistando resultados realmente expressivos.
Para mais informações, acesse o site https://apvideo.com.br.