O uso de vídeos é uma das estratégias mais efetivas para impactar o público e atrair compradores para uma marca.
Um material bem produzido pode proporcionar resultados que superam as expectativas, seja para atrair novos clientes, fortalecer a marca no mercado ou simplesmente vender.
O que diferencia os tipos de vídeo existentes são os objetivos para os quais são produzidos. Utilizar o formato certo é fundamental para alcançar o resultado esperado.
A seguir, nós explicamos quais são as diferenças entre vídeo comercial e vídeo institucional. Confira, aprenda e saiba escolher o formado certo para cada momento.
Diferenças entre vídeo comercial e vídeo institucional
Vídeo comercial
Os vídeos comerciais são produzidos com o objetivo de vender algo, seja um produto, um serviço ou até mesmo um conceito de marca. O foco da produção desse formato é expandir a lucratividade da empresa.
Para isso, esse tipo de vídeo costuma focar bastante naquilo que está sendo vendido, expondo suas características, benefícios, formas de uso e pontos fortes em relação à produtos concorrentes.
Como a ideia é atrair a atenção dos clientes e influenciá-los a comprar, podem ser utilizados recursos como o senso de urgência, gatilhos mentais, argumentos persuasivos, dentre outras estratégias.
Outra técnica comum é a prova social, onde são apresentadas pessoas que já utilizaram o produto ou serviço como forma de comprovar seus benefícios.
Os vídeos comerciais são muito utilizados na televisão, é o que você costuma ver durantes os intervalos de programas e novelas. Mas, atualmente, eles também marcam presença na internet e em telas localizadas em supermercados, shoppings e até mesmo nas ruas.
Principais vantagens
- Atendem estágios mais avançados do funil de vendas como efetivação da compra e fechamento de contratos;
- Aumentam as vendas e a lucratividade da empresa;
- Promovem o reconhecimento de um produto, serviço ou ideia;
- Atraem potenciais clientes.
Vídeo Institucional
O vídeo institucional visa apresentar a empresa ao mercado, possíveis parceiros, colaboradores ou clientes. A ideia é reforçar a marca, seus valores e identidade com o objetivo de aproximar as pessoas.
Os vídeos institucionais costumam abordar a trajetória da empresa, sua missão, visão, valores, cultura organizacional, propósitos e outras informações. Além disso, podem ser usados para divulgar ações, programas sociais, ou ainda, apresentar cases de sucesso.
Enquanto os vídeos comerciais são direcionados para o público externo, vídeos institucionais servem tanto para comunicação externa quanto interna.
Vantagens
- Promove reconhecimento da marca, incluindo sua visão, missão e valores;
- Fortalece a identidade da marca;
- Promove uma comunicação assertiva com colaboradores, clientes e parceiros;
- Gera impacto positivo a favor da marca.
Como produzir vídeos de boa qualidade?
Para produzir vídeos comerciais ou institucionais de boa qualidade, é fundamental contar com uma equipe especializada.
Desde o planejamento, criação do roteiro, filmagens, edição, escolha da trilha sonora, até o lançamento, é fundamental que todos os aspectos sejam pensados de maneira estratégica.
Para isso, você pode contar com o time de alto nível da AP Produções.
Acesse o nosso site para conferir alguns exemplos de trabalhos que já realizamos. Sua empresa também pode conquistar o mercado com produções audiovisuais de alta qualidade!